quarta-feira, 30 de abril de 2008

Biodança... afinal há, ou não, coincidências?!


A Biodança foi criada na década de 1960 pelo Antropólogo e Psicólogo Rolando Toro de Arañeda. Rolando Toro nasceu no Chile em 1924, e foi catedratico de Psicologia e Arte e da Expressão, na Pontifícia Universidade Católica de Santiago, conciliando a docência no Centro de Estudos da Antropologia Médica na Universidade do Chile. Implantou a Biodança que se expandiu para os demais países da América Latina e no Brasil conta com Escolas de Formação em todas as capitais. Em 1992 Rolando Toro mudou-se para Milão onde fundou a Escola Europeia de Biodança. De Itália coordenou as atividades de Biodança no mundo inteiro até 1997 quando voltou para o Chile. Actualmente coordena a Escola Modelo de Biodança na qual se concentra o curso de atualização e formação de professores.

A Biodança é um Sistema de Desenvolvimento Humano no qual a música e o movimento formam uma unidade coerente com a emoção. Os seus principais objetivos são:
estimular o lado positivo das pessoas
desenvolver a criatividade
melhorar a capacidade de comunicação
auxiliar no autoconhecimento fortalecendo a identidade e a auto-estima
aumentar a resistência ao stress e à ansiedade
promover a integração e o desenvolvimento de cada indivíduo


NOTA DA AUTORA (EU): Este método terapeutico foi-me partilhado, hoje, na clinica onde trabalho, por um paciente. Segundo o mesmo, este método é ultraeficaz. Praticou-o enquanto vivia na Venezuela. Lamentava não estar implantado em Portugal. Não implantado, ou pelo menos não tinha conhecimento de um local "de confiança" que o desenvolvesse. Coincidência das coincidências, comprei, também hoje, a minha revista mensal de eleição, a Happy (Maio de 2008)... e lá estava, um artigo sobre Biodanza! Alguma pesquisa, rápida, na net, e encontrei muitas coisas sobre. Requer uma leitura mais cuidada. Na revista Happy, enumeram alguns locais onde se pratica Biodança. O mais próximo de nós, é na Maia, para quem estiver interessado. Teresa Bastos

A informação acima publicada pode ser complementada consultando o site de onde a retirei. Ver coluna ao lado "Mundo net".

1 comentário:

MVale disse...

Não há coincidências;há sinais...